A história da TV Habbiana
O Habbo Hotel nunca foi somente um jogo de decoração de quartos e troca de mobílias, tornou-se um lugar cultivado por seus moderadores e usuários para socializar e fazer web amizades, mas principalmente, transformou-se em um dos meios online preferidos para se divertir. E uma das formas de diversão que se faz presente até os dias atuais são as pequenas comunidades virtuais que se formam dentro do hotel.
Fã sites, departamentos de polícia, grupos de organizadores de jogos, universidades fictícias, agências de moda, RPGs, clubes de futebol, grupos de construtores de quartos, grupos de colecionadores de raros são alguns exemplos de comunidades que são criadas com frequência. Elas são atemporais e mantém os usuários interessados em permanecerem ativos.
E um exemplo de comunidade oriunda do Habbo Hotel brasileiro e que surgiu em meados de 2009, foi a TV Habbiana. Trata-se de um grupo de pessoas que montavam emissoras de televisão fictícias dentro jogo. Cada emissora tinha sede oficial e equipe de funcionários (algumas realizavam pagamento de salários em Habbo Moeda).
A estrutura da sede oficial dessas primeiras emissoras tinha como base os departamentos de polícia situados no hotel brasileiro. Cada sede contava com uma recepção onde eram fornecidas informações sobre vagas de emprego e treinamento de funcionários.
![]() |
(Ilustração da sede oficial de um departamento de polícia no Habbo Hotel BR/PT) |
Por apresentar uma estrutura semelhante aos departamentos de polícia e agências de moda, as emissoras atraíram sócios investidores que pagavam para obter acesso exclusivo. As sedes oficiais começaram a lotar de interessados em atuar, apresentar, criar roteiros de programas e novelas, entre outras funções. Entretanto, as pessoas precisavam pagar para obter um cargo ou garantir um estágio até serem promovidas e escolhidas para participar das produções.
Era Inicial da TV Habbiana
Apesar da nomenclatura, as primeiras emissoras não filmavam vídeos no jogo. Os estúdios de gravação eram fictícios e os membros da comunidade recém-formada não tinham conhecimento sobre criação e edição de vídeos.
Ao perceber a necessidade, no final do ano de 2009, dois membros que começaram a frequentar as primeiras emissoras, decidiram montar a sua própria emissora, realizar filmagens dentro do jogo e postar os vídeos no YouTube.
Eles se chamavam Mascote466 e -Strick, e fundaram a Rede Record Habbo (inspirada na TV Record da vida real). Inclusive são considerados os pioneiros da TV Habbiana. A Record Habbo logo em seu início ficou popularmente conhecida no meio por ser a primeira a oferecer oportunidade gratuita a todos que queriam participar.
Como mencionado anteriormente, as pessoas precisavam pagar para fazer parte (como era feito nos departamentos de polícia do jogo). Muitos funcionários que passaram pela Record do mascote466, foram adquirindo experiência para criar suas próprias emissoras. Dessa forma, a comunidade expandiu a partir do ano seguinte.
Destacam-se outras emissoras, como a Habbo TV do SrPauloRenato. A primeira emissora focada apenas em jornalismo, noticiando as novidades das franquias de Habbo Hotel pelo mundo. O seu proprietário SrPauloRenato desenvolveu um blog com layout e design atrativos, de fácil leitura e entendimento. Naquele período, o blog era um importante meio de comunicação e funcionava como cartão de visitas. No entanto, a maioria das emissoras não se preocupavam em aprimorar seus blogs.
A Habbo TV atingiu bom faturamento financeiro realizando parcerias com outras comunidades como departamentos de polícia, agências de moda e grupos de vendedores de raros por meio de anúncios em seu blog e suas produções no YouTube. Essa estratégia ajudava na divulgação da emissora e no direcionamento de recursos para ampliar os estúdios.
Neste ano de 2010 também surgia a Globo News da kaysy (primeira mulher a criar uma emissora no Habbo Hotel BR), a Globo Habbo do ,Dariel e a SBT do Ricardo1852 que também desenvolviam produções inspiradas nas emissoras da vida real e atingiram boa audiência no YouTube se tornando referências em talk shows, novelas e programas de entretenimento.
Em meio a um cenário de popularização da comunidade TV Habbiana, a concorrência entre as emissoras aumentou. Os produtores da época começaram a postar muitas produções para obter mais visualizações e competir com seus concorrentes. Algumas emissoras chegavam a traçar metas de 5 vídeos por dia. E pelo fato de pensar somente em audiência, os programas e novelas apresentavam baixa qualidade audiovisual, acumulando críticas do público, que demonstrava cada vez mais insatisfação com os rumos da programação.
Apesar da alta concorrência e da qualidade precarizada nos lançamentos, a TV Habbiana não perdia sua popularidade. Esse crescimento fez com que novos membros chegassem e com eles surgissem novas ideias para administrar as emissoras.
Em vista disso, ainda neste ano de 2010, um ex-produtor da Rede Record Habbo chamado gu8795 junto com seu sócio aaareis e os diretores :Carioca, kiko@bom e -Omega- colocaram em prática a Pixel Movies, a primeira produtora cinematográfica do Habbo Hotel. Eles se inspiraram no youtuber e pixel artista :Principe dono de um canal de sucesso com vídeos criativos e bem editados, e começaram a escrever e produzir filmes.
![]() |
(Reprodução do logotipo da Pixel Movies modernizado em 2011) |
A Pixel Movies lançou filmes e séries com uso de pixel art, muito avançado para a época. O seu rápido sucesso colaborou para o surgimento de um movimento com raízes na comunidade TV Habbiana chamado Cinema Habbiano, que separou as emissoras das produtoras.
Vale destacar que a comunidade Cinema Habbiano tinha como principais membros a Pixel Movies (do gu8795 e do aaareis), a Andrômeda Pixel (fundada por Rafael=JP2), os youtubers famosos (:Principe, RodrigoLapy, mefio, entre outros) e a God Filmes (primeira produtora habbo religiosa fundada pelo aviation).
Diferente das emissoras, as produtoras eram compostas por diretores de cinema qualificados pois se especializavam em edição de imagem e vídeo, utilizavam programas como Photoshop e Sony Vegas, desenhavam pixel artes e compartilhavam todo o conhecimento com os seus funcionários, capacitando toda a cena do cinema.
Como foi citado anteriormente, de início houve uma separação entre produtoras e emissoras pois haviam conflitos entre elas. As emissoras acusavam as produtoras de serem individualistas, pensar somente em seu sucesso e não contribuírem para o coletivo, em outras palavras, não compartilhavam conhecimento para que todos pudessem prosperar. Elas exigiam respeito pelo fato de a comunidade das produtoras terem surgido a partir da comunidade de emissoras. Já as produtoras acusavam as emissoras de plagiarem suas produções e layout de seus blogs.
Essa desavença entre as comunidades TV Habbiana e Cinema Habbiano foi diminuindo quando no ano de 2011 a Rede Record do -Strick (que prosseguiu mesmo após o fundador mascote466 parar de jogar) e a Pixel Movies do gu8795 firmaram uma parceria produzindo filmes com direito à grandes eventos de lançamento.
A parceria gerou bons frutos para a comunidade: as emissoras começaram a convidar diretores experts em edição de vídeo para compartilhar conhecimento, participarem da montagem de eventos de divulgação das produções e isso colaborou para que a cena da TV Habbiana crescesse fora de sua bolha, atraindo mais usuários interessados em conhece-la.
Com a expansão midiática, surgia a imprensa da TV Habbiana, ou seja, os primeiros sites informativos e revistas sobre a comunidade. Destacaram-se o Pixel Fama do -RafaZen-, o Estrelando Habbo do Samuel.Loko.Jr, o New York Times Habbo do Victorhug913 e o H-Cine do :Carioca.
A imprensa objetivava informar sobre toda a comunidade da TV & Cinema Habbiano, sem segregação, além de realizar uma cobertura dos bastidores das produções. Mas a sua principal contribuição foi a criação de uma grande premiação que escolhia os melhores do ano (melhor ator, atriz, melhor diretor, melhor novela, melhor filme, melhor programa, melhor emissora, entre outras categorias).
A premiação de maior sucesso foi feita pela revista H-Cine (criada pelo :Carioca) em parceria com -Strick (presidente da Record Habbo), gu8785 (fundador da Pixel Movies) e aaareis (sócio investidor da Pixel Movies). O nome da premiação era Pipoca de Ouro e logo na sua primeira edição apresentou lotação em seu auditório, incentivando os membros das emissoras a melhorarem suas produções para concorrer. A premiação era um grande evento e aumentava a visibilidade de toda comunidade perante o hotel.
![]() |
(No gráfico acima, a esquematização das comunidades TV & Cinema Habbiano) |
No segundo semestre de 2012, a maioria das emissoras, produtoras e revistas chegaram ao fim devido seus respectivos proprietários e sócios investidores pararem de jogar ou simplesmente se aposentarem. Grandes pilares da comunidade como a Record Habbo do -Strick, a Pixel Movies do gu8795, a Globo News da kaysy, a Habbo TV do SrPauloRenato, a SBT do Ricardo1852, a Globo do ,Dariel e a revista Pixel Fama do -RafaZen- encerraram suas atividades, a cena viveu um momento conturbado e muitos funcionários ficaram sem rumo.
Cheios de criatividade e experiência adquiridas no período em que fizeram parte das emissoras, produtoras e sites da imprensa que acabaram, a maioria dos ex-funcionários decidiram colocar em prática seus aprendizados criando próprios projetos.
No final de 2012, o diretor de cinema Caca706 fundou a emissora Habbo Pixel e convidou ex-membros da extinta Pixel Movies como :Carioca, :Conrs, -Omega-, kiko@bom, Fabio879223, oq=lady=po e .::PeDR0::. para participarem. A Habbo Pixel foi anunciada num grande evento de inauguração com auditório lotado. Diferente das emissoras antigas, suas produções eram autorais, de qualidade jamais vista até então na TV Habbiana e logo atraiu atenção de usuários famosos que ajudaram a divulgar para seus seguidores.
![]() |
(Reprodução do logotipo da Habbo Pixel que aparecia na abertura de suas produções) |
O êxito da Habbo Pixel inspirou outros membros da TV Habbiana que sofriam com o fim das emissoras pelas quais faziam parte. A partir dos anos seguintes (2013-2014) foram criadas:
- A TV Pixelada, formada por Kowaky, Snixy, :Ptisco, james.79 e tomasreis e que seguia a mesma linha da Habbo Pixel de desenvolver roteiros autorais e produções de qualidade, mas tentou se diferenciar por ser mais descontraída, lançando programas de humor, paródias e séries voltadas para o público jovem. Inclusive Habbo Pixel e TV Pixelada foram as primeiras emissoras a fugirem do padrão de produção das emissoras antigas que focavam mais em jornais informativos e novelas dramáticas.
- Surgiram também a BBC Habbo do -Faayr e a History Channel formada por thais.0.7. e :Conrs que ficaram marcadas por focar em reportagens sobre o cotidiano dos habbos.
![]() |
(Reunião entre grandes investidores da TV Habbiana - aaareis, gu8795, -Strick, maioLegal e eusebio38 - com fundadores de emissoras em 2012) |
![]() |
(Layout da Habbid, considerado o primeiro e o melhor fã-site da história do Habbo Hotel. Clique aqui para saber mais sobre a história da Habbid) |
![]() |
(Banner com o logotipo oficial do conglomerado de mídia habbiana Station Habbo) |
- Em 2015, a Pixel Live foi fundada por aviation (fundador da extinta produtora religiosa God Filmes) e que também contava com marshe.ban, Merida- e vinic10saradu (fundadores da extinta emissora Seven TV);
- Em 2016 ocorreu o retorno da revista H-Cine (que tinha como editor-chefe o :Carioca). A Station fez uma parceria com a revista para transmitir a sexta edição da premiação Pipoca de Ouro;
- Neste mesmo ano de 2016, a Pixel Movies retornou do hiato. O presidente da Pixel Movies (gu8795) também anunciou a compra da Folha de Pixel (um projeto de produtora do diretor cinematográfico caca706). Que também lançou produções para participar da premiação. A Folha de Pixel era formada por antigos membros da extinta emissora Habbo Pixel, composta por caca706, .::PeDR0::., :Lukh e Apegavel;
- A extinta emissora Rede Duckets de TV aproveitou o retorno do Cinema Habbiano para anunciar sua própria produtora, a Duckets Movies formada por 1guilherme9644 e bigbielbzit.
![]() |
(Cartaz da última premiação Pipoca de Ouro realizada pela revista H-Cine) |
![]() |
(Registro de protestos históricos que aconteceram no Habbo Hotel brasileiro a partir de 2015) |