Como funciona o processo de criação de emissoras no Habbo Hotel
De acordo com a história da comunidade TV Habbiana, as primeiras emissoras que surgiram no ano de 2009 eram fictícias, ainda não filmavam vídeos dentro do jogo. Sua estrutura se baseava nos departamentos de polícia. Para trabalhar nas emissoras, as pessoas deveriam consultar uma tabela de preços e realizar o pagamento pelo cargo disponível para compra.
Ao conseguir se inscrever na emissora, o novo funcionário participava de produções fictícias realizadas nos estúdios. E pelo fato de ser necessário pagar para obter um cargo ou ser promovido, os funcionários não tinham progressão de carreira. Por conta disso, entediavam-se e abandonavam as emissoras com prejuízo financeiro no jogo.
Tudo mudou no final deste ano de 2009, quando Mascote466 e -Strick, dois membros que começaram a frequentar a comunidade de emissoras, decidiram montar a sua própria emissora, realizar filmagens dentro do jogo e postar os vídeos no YouTube. Fundaram a Rede Record Habbo (inspirada na TV Record da vida real) que logo em seu início ficou popularmente conhecida no meio por ser a primeira a oferecer oportunidade gratuita a todos que queriam participar.
Como mencionado anteriormente, as pessoas precisavam pagar para fazer parte (como era feito nos departamentos de polícia do jogo). Muitos funcionários que passaram pela Record do mascote466, foram adquirindo experiência para criar suas próprias emissoras. Dessa forma, a comunidade expandiu a partir dos anos subsequentes e as emissoras melhorar sua forma de organização.
A partir desse contexto histórico podemos definir que uma emissora de televisão habbiana diz respeito a uma organização que grava e compartilha produções realizadas no jogo Habbo Hotel.
O Acervo TV Habbiana formado por gestores e fundadores de emissoras consagradas no jogo, apresenta a seguir uma exemplificação prática sobre como o processo de montagem e gestão de emissora habbiana pode ser feito de forma eficiente:
1 – Elaborar informações sobre o projeto
Os fundadores (alta cúpula) devem se reunir e detalhar informações sobre o projeto, tais como:
- Tipo do projeto: ou seja, decidir se o projeto se trata de uma emissora, um conglomerado de emissoras (empresa dona de 2 ou mais emissoras) ou um conglomerado de mídia (empresa dona de 1 emissora e outro canal de comunicação, por exemplo, uma empresa dona de 1 emissora e 1 agência de moda ou jornal);
- Tipo de conteúdo do projeto: ou seja, decidir se a emissora vai ser focada em algum tipo de conteúdo específico (jornalístico, de entretenimento, cinematográfico, focado apenas em esportes) ou se a emissora optará por focar em todo tipo de conteúdo que for proposto pela alta cúpula.
![]() |
(Exemplo de estrutura organizacional para emissora habbiana - clique na imagem para expandir) |